rss
twitter
    Bem-vindo ao Blog do Eric Queiros

Barnabé, o Encorajador!

Tema Geral: A Vida de Homens e Mulheres Como NÓS!

Textos Bíblicos: Atos 4:36-37; 9:27; 11:25-26.

“José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos” (Atos 4: 36-37)

INTRODUÇÃO

BARNABÉ - Esse nome foi dado pelos apóstolos a um cristão em Jerusalém. Barnabé ou Barnabás, que antes era conhecido como José, ganhou esse nome provavelmente através de seu ministério e seus ensinamentos efetivos.

Barnabé significa: “filho do estímulo”; “filho do encorajamento”; “filho da consolação”. O que sabemos da vida de Barnabé vem, na maior parte, através do livro de Atos e das cartas de Paulo (1Co 9.6; Gl 2.1,9,13; Cl 4.10).

Levita rico, natural da ilha de Chipre e convertido ao cristianismo (At 4.36; 9.27). Foi companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária (At 11.22-26; caps. 13 a 1.

1. BARNABÉ, UM EXEMPLO DE INTEGRAÇÃO (Atos 9:27)

Nós temos de aprender a integrar as pessoas que estão chegando na igreja. Você já ouviu falar da expressão: “fechar as portas dos fundos?”.

O próprio Jesus falou: “Eu tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem” (João 17:12).

Todos os líderes de células tem que ter essa fé viva de não perder nenhum discípulo. E não somente os líderes de células que precisam ter essa mentalidade, mas todos os discípulos da célula... lembre-se: somos uma família!!!

Como líder de célula você está pagando o preço pelos seus discípulos?

Pergunte isso para os seus discípulos e deixa eles te avaliarem agora!?

O que você como discípulo está fazendo para sua célula ser totalmente integrada com as pessoas que você traz? Você ta pagando o preço por elas?

Pense: É mais importante integrar uma pessoa na igreja ou na célula do que levá-la a tomar uma simples decisão e depois não voltar mais!

2. DE JOSÉ PARA BARNABÉ, “FILHO DO ENCORAJAMENTO” (Atos 4:36).

Tá disposto a mudar seu nome?

Quantas igrejas, quantos pastores e líderes estão precisando de um Barnabé! Ou seja, de um encorajador. Um homem, uma mulher para estimular e consolar os novos na fé.

Existem candidatos a se desviarem na sua célula? E aí... que você está fazendo?

Cuidado com aquelas respostas do tipo: “Não! Aquele(a) não queria nada não!!!”; “Quem!? Eu!? Lá vou perder meu tempo com isso”.

Fico me perguntando como pastor se Jesus Cristo tivesse agido assim comigo ou conosco! Ou se eu como pastor tivesse agido assim com os líderes da 1ª geração e tantos outros. Precisamos ser banhados em amor, graça, misericórdia, consolação, abnegação, encorajamento...!!!

O que você está disposto a fazer para mudar seu nome no mundo espiritual? O que você está disposto a fazer para mudar essa realidade?

Se não fosse por Barnabé... Talvez Saulo não teria se tornado Paulo! Se Barnabé não tivesse acreditado em Saulo, esse não teria se tornado o apóstolo dos gentios, o grande homem de Deus!

3. BARNABÉ, UM EXEMPLO DE DESPRENDIMENTO (Atos 4:37)

Barnabé também nos ensina o desprendimento. Ou seja, precisamos ser abnegados. Negar a nossa vontade, conforto e desejos para amparar, cuidar dos discípulos. Abrirmos mão do nosso direito de usar o dinheiro em beneficio próprio para abençoar o Reino de Deus. Abrir mão do nosso tempo precioso para fortalecer na fé os novos convertidos.

Como você está investindo seu dinheiro no Reino de Deus?

Como você está investindo seu tempo no Reino de Deus?

CONCLUSÃO: 4 segredos importantes para uma célula ter sucesso no crescimento! (Do Fator Barnabé – Pr. Abe Huber, Igreja da Paz).

1. Integrar é mais importante do que levar a uma simples decisão.

2. Fazer Amizades Sinceras (precisamos ser amigos).

3. Promover eventos de consolidação, edificação e comunhão.

4. Investir muito tempo com a pessoa que você quer integrar.

Deus te abençoe!

(Pr. Marclei Saraiva Maciel)

Lição de Célula (Barnabé)

0 comentários: